Na última matéria vimos que as novidades da Filtrovali. Agora mostraremos para você a diferença entre filtro nominal e absoluto.

A classificação da abertura do poro está relacionada ao tamanho da partícula específica que irá passar pelo meio filtrante. Os filtros nominais e absolutos se diferenciam por esta classificação, que demonstra o grau de eficiência da filtração, entre outros aspectos.

Com a proporção Beta, também é possível conseguir uma melhor definição do produto e sua qualidade. As classificações, nominal e absoluta, seguem um critério para seleção de elementos filtrantes.

Em um filtro nominal, o valor indicado é em micra. Valor de acordo com cada fabricante de filtro, e expressa a porcentagem de retenção em peso de um determinado tamanho de partículas.

A filtragem nomina é um processo em que a filtragem de uma partícula é definida apenas pelo tamanho da partícula a ser separada. Por exemplo, quando se diz que um filtro é de 10 micra nominal, as partículas retidas por este filtro são de 10 micra, porém, uma porcentagem significativa abaixo e acima deste valor pode passar pelo filtro. Nos filtros nominais, considera-se uma eficiência de 90% a 98% na retenção desejada. Nos absolutos, a eficiência esperada é de, no mínimo, 99,9%.

Em um filtro absoluto, o valor expresso em micra refere-se ao diâmetro da maior partícula que poderá passar pelo meio filtrante em condições específicas de teste. Geralmente, filtros com matriz consolidada e poros de tamanho uniforme e consistente possuem classificação absoluta.

Um produto com especificação absoluta retém todas as partículas iguais ou maiores que o especificado. Assim, um filtro de 10 micra absoluto reterá todas as partículas iguais ou maiores que 10 micra. Independentemente do fabricante, a especificação absoluta garante a mesma eficiência filtrante do meio filtrante, assegura.

Os métodos de verificação do tamanho e eficiência de filtração mais utilizados em laboratório são os testes com contador de partículas. Os filtros absolutos passam por testes de acordo com a norma ASTM STP 975.

Aplicações do Filtro Nominal e do Filtro Absoluto

As aplicações dos filtros absolutos e nominais são específicas para cada caso pela diferença que apresentam no processo de filtragem. Os filtros absolutos atendem aplicações críticas que necessitem de remoção mais eficaz de contaminantes acima de determinado valor. Já os filtros nominais, servem para aplicações nas quais o tamanho das partículas a ser removidas não é tão restrito a um valor. As classificações dos elementos filtrantes devem ser usadas somente como um guia para estreitar a faixa de seleção. Um teste feito na aplicação real é o melhor método para avaliar seu desempenho.

Fator Beta

O coeficiente Beta, é um método de classificação absoluta de filtros, importante por permitir, tanto ao fabricante quanto ao usuário, uma comparação precisa e representativa entre diferentes meios filtrantes absolutos. Com a especificação de filtros ou meio filtrantes feita por meio da proporção Beta é possível conseguir uma melhor definição do produto e sua qualidade, parâmetro que independe da nomenclatura adotada pelo fabricante.

O coeficiente Beta é determinado por testes que estabelecem a relação entre o número de partículas na entrada do filtro maiores que um tamanho específico com o número de partículas de mesmo tamanho ou maiores na saída do filtro, como descrito na fórmula abaixo:

Por comparação, se chegam 1.000 partículas maiores que 5 micra na entrada de um filtro e saem 10 partículas acima de 5 micra, o filtro é classificado como Beta 100, equivalente a 99% de retenção.

Toda e qualquer aplicação em filtragem deve ser analisada de acordo com a finalidade do fluido a ser filtrado e a qualidade desejada deste filtrado, tanto os filtros nominais quanto os absolutos podem ser utilizados nas aplicações industriais, por isto é sempre importante consultar uma empresa especializada para o correto dimensionamento e determinação do melhor sistema ou tecnologia para sua empresa.

Fonte: Prime Lub

Serviço de Análise de Óleo, Filtragem Absoluta, Limpeza Química e Flushing para Todo o Brasil

Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.

Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.

Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

banner de orcamento 2 - Diferença entre Filtro Nominal e Absoluto
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?