[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.100″ background_layout=”light” text_orientation=”justified”]
Recentemente mostramos algumas dicas para manutenção de sistemas hidráulicos. Dessa vez, veremos o 5S nas áreas da manutenção.
Algumas áreas de Manutenção das empresas apresentam uma certa dificuldade na implantação do 5S alegando as frequentes alterações dos recursos que entram e saem de suas oficinas. Outra limitação cultural para a prática do 5S é o hábito da equipe manter ferramentas, dispositivos e sobressalentes em suas caixas de ferramentas, bancadas e armários, sem previsão imediata de uso, imaginando que “um dia vai precisar”. Outra justificativa é a dificuldade de eliminar as fontes de sujeira existentes em oficinas, como máquinas operatrizes, áreas de solda, carpintaria e área de lubrificantes. Como vencer estes paradigmas e atingir um nível de excelência? Seguem abaixo algumas dicas:
No SEIRI, Senso de Utilização, a equipe de Manutenção tem vários ganhos que passam por algumas mudanças culturais: Fazer uma triagem de todas as ferramentas, dispositivos e sobressalentes que estão nas caixas de ferramentas, gavetas e bancadas individuais, sem uso frequente ou previsão imediata de uso. Para a empresa isto gera economia e para a equipe liberação de espaço, compartilhamento dos recursos, possibilidade de melhorar as condições de conservação, tornando as atividades mais eficientes e mais seguras.
No SEITON, Senso de Ordenação, a equipe define o local de guarda de cada recurso, inclusive os compartilhados. Para facilitar o acesso e a reposição, os recursos e os locais de guarda como prateleiras, armários, gavetas, palhetes de materiais e bancadas, são identificados, sinalizados e demarcados. Se necessário podem ser instaladas fichas com nomes do usuário para pendurá-las no local da ferramenta ou dispositivo retirado do local.
No SEISO, Senso de Limpeza, a equipe identifica as fontes de sujeira e busca eliminá-las. Para aquelas fontes de solução inviável, a equipe define uma frequência de limpeza, inclusive para os locais de difícil acesso, como os pontos mais elevados, inferiores de palhetes, estrados e armários, além para interiores de armários, gavetas e bancadas.
No SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, a equipe de Manutenção deve levantar e discutir os problemas de higiene dos EPIs, da copa e dos banheiros, contatos com substâncias químicas, atividades anti-ergonômicas, principalmente levantamento de peças e dispositivos. A partir do levantamento, planejar e executar as ações de melhorias e definir regras de convivência para os problemas comportamentais nos locais de uso comum.
No SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, a equipe de Manutenção deve se policiar para manter o 5S no dia-a-dia, inclusive nas áreas onde presta serviços, além de cumprir as normas e os procedimentos de trabalho, inclusive os prazos acordados.
Apesar de tradicionalmente a equipe de Manutenção ter o hábito de guardar individualmente peças e dispositivos sem previsão imediata de uso alegando que “um dia pode precisar”, não é raro encontrar oficinas que são modelos de 5S nas empresas. A criatividade e alguns recursos de apoio que caracterizam a área de Manutenção possibilitam melhorias sem depender em demasiado de outras áreas da empresa. Portanto, a partir das dicas acima a excelência na prática do 5S contribuindo para uma maior produtividade da Manutenção é apenas uma questão de determinação e tempo.
Fonte: PDCA
Serviço de Análise e Filtragem de Óleo, Limpeza Química / Decapagem e Flushing para Todo o Brasil
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built="1" fullwidth="off" specialty="off" _builder_version="3.0.100" global_module="136"][et_pb_row global_parent="136" _builder_version="3.0.100" background_color="#00a859" custom_padding="0px||0px|"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem – Orçamento" global_parent="136" _builder_version="3.0.100" show_in_lightbox="off" url_new_window="off" src="https://www.filtrovali.com.br/wp-content/uploads/2018/06/banner-de-orcamento-2.jpg" background_color="#00a859" align="left" always_center_on_mobile="on" use_overlay="off" force_fullwidth="off" show_bottom_space="on" custom_margin="0px|0px|0px|0px" custom_padding="0px|0px|0px|0px" /][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Formulário – Orçamento" global_parent="136" _builder_version="3.0.100" background_layout="dark" text_orientation="center" custom_margin="50px|50px|50px|-50px" custom_margin_tablet="50px|50px|50px|50px" custom_margin_last_edited="on|phone" custom_margin_phone="20px|20px|20px|20px"]
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]



