Na última postagem vimos como a manutenção preventiva reduz custos, se comparada com a manutenção corretiva. Agora veremos como armazenar seu óleo corretamente.

É muito comum em empresas e indústrias o armazenamento óleo em tambores ou galões para uso posterior. Isso é comum, pois o custo para se criar uma pequena central de armazenamento, acaba sendo um pouco alto e nem todos dispõe de recurso para criar esta central de abastecimento ou simplesmente não consegue enxergar esse investimento como vantajoso para a empresa.

Inicialmente não há nada de errado com essa prática, que acaba sendo muito válida tanto pela praticidade quanto pelo custo final, porem é importante que se tenha alguns cuidados nesse armazenamento, transporte e abastecimento para evitar contaminações em seus equipamentos que com toda certeza vai onerar a empresa e o setor de manutenção.

Dicas para Armazenamento de Seu Óleo

Vamos abordar agora alguns cuidados que são necessários para manter a qualidade do óleo armazenado nesses tambores ou galões. A preocupação aqui é com a qualidade do produto enquanto armazenado para que não prejudique seus equipamentos no momento do uso.

Confira abaixo algumas dicas preciosas para garantir a qualidade e evitar custos com a manutenção de suas máquinas agrícolas e industriais.

  • Os tambores devem ficar acondicionados em um local adequado, longe do calor e das grandes variações de temperatura, que afetam a qualidade do óleo.
  • Também devem ficar protegidos de chuva ou excesso de água para evitar qualquer tipo de contaminação por água.
  • Sempre que possível devem permanecer cobertos (por uma lona, por exemplo) a fim de evitar o acúmulo de poeira, sujeira e outros elementos na boca no tambor correndo o risco que esses caiam no óleo quando o tambor for aberto.
  • No ato do abastecimento, seja qual for o tipo de bomba utilizada, é importante realizar a filtragem do óleo. A Filtrovali presta o serviço de filtragem de óleo para garantir e até melhorar a qualidade do seu óleo.
  • Após fazer o abastecimento é comum sobrar uma pequena quantidade de óleo no fundo do tambor ou galão, que a bomba não consegue sugar, o ideal é deixar o tambor ou galão em um local para drenagem (de cabeça para baixo) – não se esquecendo de que este local deve ser adequado para isso, com uma área de contenção para evitar qualquer tipo de contaminação do solo.
  • Manter os tambores sempre deitados sobre ripas de madeira (posição horizontal), que impeçam o contato deles com o chão e, assim, à corrosão.
  • Na impossibilidade de deixar os tambores deitados, devem ficar em posição inclinada, com o auxilio de pedaços de madeira firmados no chão, evitando, assim, qualquer acúmulo de água nos bujões.
  • Geralmente, o almoxarifado de lubrificantes deve ficar afastado de processos de fabricação que produzem poeiras de carvão, cimento, coque, as quais facilmente contaminariam o produto.

Fatores que Afetam a Qualidade dos Produtos Estocados

Contaminação pela Água

Esse é um dos piores dos contaminantes que o óleo pode ter, pois nem todas as empresas possuem equipamentos adequados para retirada de água ou umidade do óleo. Em alguns casos acontece que o vasilhame é danificado de tal maneira que se torna fácil a entrada de água. A contaminação pela água prejudica qualquer tipo de lubrificante, contaminação especialmente indesejável quando se trata de óleo para transformadores, caso em que o adicionamento de uma quantidade mínimo de água basta para causar diminuição considerável do poder dielétrico. Outros óleos tais como os que contêm aditivos ou óleos graxos, são também sensíveis á presença de água, que pode provocar precipitação ou deterioração dos aditivos.

Os óleos aumentam de volume quando expostos ao calor do dia e diminuem de volume quando se resfriam. Como resultado ficam sujeitos a um ciclo de dilatação e contração. Em consequência, o ar existente sobre o óleo, dentro do vasilhame, fica sujeito durante o dia, as pressões mais elevadas que a da atmosfera durante á noite, as pressões inferiores. Essas diferenças de pressão podem produzir o mesmo efeito de uma bomba, efeito esse conhecido como “respiração dos tambores”, pelo qual o ar é expelido parcialmente durante o dia e aspirado para dentro do tambor durante a noite mesmo que os bujões estejam apertados. Se o tambor permanecer de pé e exposto ao tempo, à parte de cima pode ficar cheia de água de chuva, de modo que é aspirada água, e não o ar.

Contaminação Por Outras Impurezas

A presença de sujeiras no lubrificante, tais como areia, poeira, ou outra matéria estranha, ocasiona sempre sérias dificuldades. São fáceis de compreender os inconvenientes resultantes da presença de material abrasivo, ou qualquer outro, capaz de obstruir as canalizações dos sistemas. Quase todos os tipos de impurezas podem provocar a deterioração de um lubrificante e, em consequência, do maquinário por ele servido.

Em certos casos, quantidades extremamente pequenas de matéria estranha são suficientes para provocar essas dificuldades. Observa-se este fato, por exemplo, com os óleos cuja característica essencial é a separação do ar ou de água durante o serviço, ou com os óleos para transformadores os quais sofrem considerável redução de seu poder dielétrico, se contiverem água e ou pequenas quantidades de fibras ou de poeira.

Misturas Acidentais de Óleos

Outra forma de contaminação possível, embora muito rara, consiste na troca de um lubrificante por outro tipo diferente. Exemplo: mistura fortuita de um óleo mineral com óleo sintético, aplicado em máquina que necessite unicamente do primeiro, como no caso de certos motores. Sérios inconvenientes podem surgir ocasionados por misturas acidentais de óleos.

Outro ponto digno de nota é a importância de conservar os tambores claramente identificados, para prevenir enganos de consequências imprevisíveis.

Esses cuidados deverão trazer uma excelente qualidade para seu óleo e com isso a melhoria para seus equipamentos e para sua empresa, pois com a correta manutenção do óleo, e sua filtragem na hora do abastecimento, é possível prevenir a formação de borra no tanque e entupimento ou travamento de sistemas ou válvulas.

Fonte: PrimeLub

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