Anteriormente conhecemos as principais etapas da análise de óleo lubrificante. Agora veremos que a filtragem de óleos novos pode aumentar o desempenho de máquinas.

Uma simples ação de filtragem de óleos novos antes de colocá-los em uso, pode assegurar que não sejam levados contaminantes, como água e material sólido para as máquinas móveis e industriais. E assim promover um nível geral de limpeza adequado. Dessa forma, evita-se o comprometimento do desempenho e as avarias em componentes das máquinas.

Durante o processo de envasamento, armazenamento, transporte e entrega os óleos lubrificantes novos podem sofrer contaminação por água e material particulado sólido. A este fato podemos acrescentar que, durante o manejo e armazenamento na planta industrial ou no site de construção civil, os óleos lubrificantes se contaminam ainda mais. O que torna de grande importância assegurar-nos que os lubrificantes que ingressem nos maquinário móveis e industriais estejam livres de contaminação por água e material particulado sólido.

Para estarmos seguros que os óleos lubrificantes novos que serão utilizados nos maquinários móveis e industriais estejam com o Nível Geral de Limpeza adequado será necessário que os filtremos antes de serem colocados em operação. Esta ação simples assegurará que os óleos lubrificantes não conduzirão contaminantes, como água e material particulado sólido, que possam afetar o seu desempenho e causar avarias aos componentes móveis.

Carros de Filtragem de Óleos Novos

Os carros de filtragem de óleos lubrificantes são equipamentos cada vez mais necessários, para não dizer indispensáveis, na excelência de um programa de lubrificação e podem ser utilizados para:

  1. Transferência de fluidos a contentores de armazenamento. O óleo lubrificante novo se transfere do contentor original (balde metálico, bombona plástica, tambor metálico, IBC etc.) ao contentor de armazenamento em armazéns remotos ou salas de lubrificação através de carro de filtragem.
  2. Transferência de fluidos para o maquinário. Óleo lubrificante novo é transferido diretamente dos contentores originais para maquinários móveis ou industriais por meio de carros de filtragem.
  3. Atingir Nível Geral de Limpeza de óleo lubrificante novo armazenado por meio de retirada de contaminantes (água e material particulado sólido).

É Importante que se Faça a Filtragem de Óleo Novo Quando:

  1. O produto estiver armazenado por longo período de tempo.
  2. O produto estiver armazenado sob intempérie e sem cobertura apropriada.
  3. Quando o equipamento móvel ou industrial demandar óleo lubrificante com elevado Nível Geral de Limpeza.
  4. Ao transferir o óleo lubrificante das embalagens originais para os contentores intermediários portáteis com vedação ou diretamente para reposição de nível.
  5. Se as embalagens originais ou contentores intermediários portáteis com vedação se encontrarem abertos ou armazenados sem tampa e sem filtros dessecantes e para material particulado sólido nos respiradouros.
  6. Caso as embalagens originais estejam com rupturas ou com selos de vedação danificados.

Para se efetuar a filtragem de óleos lubrificantes novos armazenados deve-se instalar filtro dessecante e para material particulado no respiradouro da embalagem original (Tambor metálico, IBC, tanque de armazenamento em granel etc.) a fim de que o ar succionado para o interior do contentor esteja livre de umidade e material particulado sólido, sendo o processo de descontaminação atingido plenamente. Como regra prática sugere-se que o Tempo de Filtragem seja calculado de forma tal que o volume de óleo lubrificante passe pelo sistema de filtragem, ao menos, sete vezes.

  1. Para a drenagem de óleo lubrificante usado em equipamento móvel ou industrial sugere-se a retirada do óleo lubrificante do reservatório usando-se carro de filtragem.

Esta prática é muito mais eficaz como forma de retirada de umidade e material particulado sólido que a drenagem, por gravidade, de sedimentos depositados em fundo de reservatório de óleo lubrificante. Neste procedimento é necessário que o filtro de óleo lubrificante seja colocado em derivação, através de válvula. Para permitir a passagem do óleo lubrificante sem que seja realizada a filtragem.

  1. Filtragem de óleo novo com maquinário em operação (filtragem off-line). Pode-se deixar carro de filtragem permanentemente à disposição de equipamento móvel ou industrial. Para serviço complementar de filtragem ou para proporcionar purificação adequada de óleo lubrificante em sistemas que não contem com sistema de filtragem adequado.

Os óleos lubrificantes das embalagens originais, uma vez filtrados, podem ser aplicados diretamente aos maquinários móveis ou industriais, ou podem ser transferidos a contentores intermediários portáteis com vedação para evitar o ingresso de contaminantes, permitindo a aplicação do óleo lubrificante purificado, quando os volumes a serem utilizados não justifiquem o uso de carro de filtragem.

É bastante prático que nas salas ou quartos de lubrificação, para efeito de controle e cuidados, haja espaço designado para o armazenamento dos carros de filtragem que não estejam em uso. Cada carro de filtragem, se possível, deverá ter a sua área de estacionamento claramente identificada com tinta de cor específica para o tipo de lubrificante em que serão utilizados com vistas a se evitar contaminação cruzada.

O uso de carros de filtragem é atividade mandatória quando se deseja alcançar níveis de excelência na lubrificação de equipamentos móveis e industriais. A melhoria do Nível Geral de Limpeza de óleos lubrificantes novos e em uso resultarão na melhoria na disponibilidade do maquinário e redução de custos de manutenção. Sem sobra de dúvidas, investimentos de filtragem de óleos novos dão retornos muito rápidos e superam, em muito, o capital empregado.

Fonte: Manutenção Preditiva

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