Recentemente vimos algumas dicas para manter seu sistema hidráulico limpo. Agora mostraremos os tipos de óleos lubrificantes.

A escolha do lubrificante correto é fundamental para garantir o bom funcionamento de qualquer equipamento industrial.

Tão importante quanto respeitar as manutenções preventivas, preditivas, respeitar as horas de troca do óleo e realizar filtragem e a purificação do óleo, é fazer a escolha correta do tipo de lubrificante do seu equipamento.

Existem lubrificantes em diversas formas e cada um se aplica melhor a um determinado equipamento e ambiente.

Os tipos de lubrificantes podem ser classificados como:

  • Gasosos: nitrogênio e gases halogêneos (usados geralmente em casos especiais onde não são possíveis as aplicações dos lubrificantes convencionais).
  • Líquidos: óleos minerais, sintéticos, vegetais, animais e outros líquidos (são os lubrificantes mais utilizados porque eles penetram entre as partes móveis pela ação hidráulica, além de as superfícies separadas atuam como removedores de calor).
  • Semissólidos: graxas (é utilizado quando é impraticável um suprimento continuo de óleo, pois ela pode ser armazenada nos pontos de aplicação aumentando o tempo de reposição de lubrificantes).
  • Sólidos: talco, grafite, dissulfeto de molibdênio etc (Usadas para aumentar a capacidade da graxa de suportar cargas e agem sobre superfícies metálicas mesmo que a graxa seja eliminada).

Ou também podem ser classificados como:

Óleo Lubrificante Mineral

Os óleos minerais são originados de petróleos crus, sendo beneficiados por meio da refinação. Caracterizados por uma mistura de hidrocarbonetos, são utilizados como lubrificantes com boa viscosidade. As propriedades e as qualidades dos óleos minerais dependem da proveniência e da viscosidade do petróleo cru de origem. No total, os óleos minerais se distinguem em três diferentes tipos: óleo mineral de base parafínico, óleo mineral de base naftênico e óleo mineral de base mista.

Óleo Lubrificante Sintético

Ao contrário dos óleos minerais, os óleos sintéticos são produzidos artificialmente. Possuem, na maioria das vezes, bom comportamento de viscosidade-temperatura, apresentando pouca tendência de coqueificação em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificação em baixas temperaturas, além de alta resistência contra temperatura e influências químicas. Os óleos sintéticos se distinguem entre cinco tipos: hidrocarbonetos sintéticos, poliolésteres, diésteres, óleos de silicone e óleos de silicone.

Óleo Lubrificante Semissintético

Por fim, os óleos semissintéticos ou de base sintética apresentam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos. Buscam reunir as melhores propriedades de cada tipo para cada situação de seu uso, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem valor mais elevado do que as de base mineral.

Análise de Óleo e Manutenção Preditiva

Dentre as ferramentas que compõem o processo da manutenção preditiva, no que se refere ao monitoramento e aos cuidados com os lubrificantes, a análise de óleo se apresenta como um dos mais importantes instrumentos a serem acionados pelas empresas. Tal análise consiste na realização de diversos testes de laboratório feitos numa amostra. Os resultados levantam informações essenciais sobre as condições dos lubrificantes, como os níveis de contaminação e o desgaste dos componentes do equipamento lubrificado pelo óleo.

A análise de óleo é um dos procedimentos mais importantes da manutenção preditiva, por conseguir apontar anomalias e desgastes a partir da presença de elementos contaminantes nos óleos lubrificantes dos equipamentos. Entendendo melhor os diferentes tipos e funções dos óleos lubrificantes, vemos como a manutenção preditiva se mostra a opção mais barata e segura, sem necessidade de paradas operacionais e troca de componentes importantes em caso de falhas. Seja qual for a situação, a manutenção corretiva acaba sendo a mais cara que se pode realizar e é sempre bom preveni-la.

Fonte: Prime Lub

Serviço de Análise de Óleo, Filtragem Absoluta, Limpeza Química e Flushing para Todo o Brasil

Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.

Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.

Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

banner de orcamento 2 - Tipos de Óleos Lubrificantes
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?