Os Benefícios do Flushing e da Decapagem

flushing em tubulacoes o que e e quando realizar

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Anteriormente vimos a diferença entre filtro nominal e absoluto. Dessa vez, falaremos sobre os benefícios do flushing e da decapagem, serviços realizados pela Filtrovali.

O Flushing de tubulações industriais é um procedimento para limpeza do interior de tubulações e de sistemas industriais.

Para realizar o serviço de Flushing de tubulações industriais é utilizado um fluído hidráulico com baixa viscosidade sob condições controladas para remoção das partículas.

Remoção de Água e Partículas do Óleo

O processo é feito através de filtros com micragens regressivas, fazendo o tratamento dos fluídos lubrificantes e hidráulicos. Tem por objetivo a eliminação dos agentes prejudiciais à lubrificação, partículas sólidas, água e gases.

Este procedimento é de grande importância, uma vez que faz com que o fluído fique limpo e aumente a vida útil de tubulações, bombas e válvulas e superfícies internas.

Análise de Óleo

Consiste na realização de contagem de partículas e monitoração da classe de contaminação do óleo com instrumento eletrônico portátil e análises qualitativas do teor de água em campo. Pacotes completos de análises em óleos hidráulicos e lubrificantes em laboratório.

Poderão ser fornecidos laudos de contagem de partículas, após a filtragem (de acordo com normas ISO 4406, ISO 11171 ou NAS 1638).

Principais Benefícios

A preservação de componentes internos (bombas, válvulas, etc.) Partículas geram desgastes. Essa “usinagem” e “travamentos” não ocorre com fluídos limpos pelo Flushing.

Quanto maior a frequência de tratamento, menor é a formação de borra no reservatório, proveniente da combinação dos contaminantes.

Como Funciona o Flushing

É um método para limpeza de tubulações de circuitos hidráulicos ou de lubrificação, utilizando a turbulência do fluxo ( Número de Reynolds – Re) como fator principal para o arraste das partículas depositadas nas paredes. O fluído utilizado para o flushing é óleo de baixa viscosidade, compatível quimicamente com as características de cada sistema.

O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.

O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro hidráulico irlandês (1842–1912), quem primeiro popularizou seu uso em 1883.O seu significado físico é um quociente de forças: forças de inércia ( v ρ) por forças de viscosidade ( μ / D ). É expressado como R e = ρ v D μ sendo

  • v – velocidade média do fluido
  • D – longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo
  • μ – viscosidade dinâmica do fluido
  • ρ – massa específica do fluido

Decapagem e Passivação de Tubulações

Procedimento para remoção de óxidos e nas paredes internas de tubulações metálicas incrustações utilizando soluções ácidas ou alcalinas como fluído decapante.

A Decapagem não compromete a metalurgia da tubulação. Isso é possível devido a utilização de uma única solução química que executa as 3 fases do processo: desengraxe, decapagem e passivação.

Fonte: Wilson Mattos no LinkedIn

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