Anteriormente vimos quais são os objetivos da manutenção preditiva. Dessa vez, falaremos sobre a purificação de óleo industrial.

O tratamento visa o recondicionamento físico completo do fluído, aumentando o grau de limpeza e reduzindo teores de água, gases, sólidos e borras a níveis inferiores aos do óleo novo.

Principais Benefícios

O principal beneficio alcançado é a multiplicação da vida útil do óleo, uma vez que o mesmo se torna ácido em função da combinação da temperatura, alguns gases, partículas metálicas (cobre, ferro, chumbo, etc…) e fundamentalmente água, que mesmo em dissolução é extremamente nociva e formadora de compostos ácidos.

A preservação de componentes internos (bombas, válvulas, etc..) partículas geram desgastes que geram partículas.

O “travamento” do equipamento não ocorre em fluídos limpos.

Os gases facilitam o atrito entre peças e a perda da transmissão de potência em fluídos hidráulicos, além de que alguns desses são corrosivos.

Obtém-se a desgaseificação completa do fluído.

São eliminados, ao longo do trabalho, o surgimento de vazamentos em vedações, pois as mesmas são normalmente “atacadas” por compostos ácidos.

Prevenções de Fluídos

O controle do óleo pode ser feito durante todas as etapas de manutenção, sendo que em cada momento é recomendado proceder uma forma diferente.

Preditiva:

Verificar mensalmente as condições do fluído nos elementos filtrantes existentes nos tanques, válvulas, bombas, sistemas, etc. Verificar através da preventiva os tipos de contaminantes.

Preventiva:

Verificar as condições dos fluídos através de análises Karl Fischer, contagem de partículas, ferrografia, viscosidade, cor e acidez.

Corretiva:

Corrigir os fluídos através de Purificação com Centrivácuo, Termovácuo ou Filtro absoluto.

Purificação dos Fluídos Industriais

Os requisitos de limpeza para óleo hidráulicos, lubrificantes e térmicos têm mudado significativamente nos últimos anos. Os padrões de limpeza aceitáveis há alguns anos não são mais suficientes para muitos sistemas hidráulicos de hoje.

Vários sistemas de classificação diferentes têm sido usados por várias organizações e empresas para definir e medir o nível de limpeza para fluídos hidráulicos e lubrificantes usados nos equipamentos.

Visando padronizar o método usado para expressar o nível de contaminações de partículas em óleo hidráulico, a International Standarts Organization (ISO) desenvolveu a norma ISO 4406.

A ISO 4406 é uma norma conhecida internacionalmente, que não apenas expressa o nível de contaminação do óleo hidráulico por partículas, como também é usada para especificar o nível exigido de limpeza para componentes e sistemas hidráulicos.

Fonte: Prime Lub

Serviço de Análise e Filtragem de Óleo, Limpeza Química / Decapagem e Flushing para Todo o Brasil

Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.

Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.

Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

banner de orcamento 2 - Qual a Importância da Purificação de Óleo Industrial?
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?